Termômetros despencam: Serra da Mantiqueira pode registrar 5 °C nesta quarta-feira
Não há risco formação de geada
Nesta quarta-feira (14), a previsão indica tempo firme e temperaturas baixas no Centro-Sul do Brasil. A alta pressão atmosférica associada à massa de ar frio continua influenciando diretamente a faixa leste da Região Sudeste. O dia deve começar com temperaturas baixas, mas sem risco de formação de geada. Na Serra da Mantiqueira — região entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais — as mínimas podem ficar próximas dos 5 °C.
De forma geral, o tempo segue estável e sem chuva na maior parte do país, o que favorece os trabalhos no campo, especialmente a colheita da soja e do feijão segunda safra no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, além da colheita do milho primeira safra em Minas Gerais. Há possibilidade de chuva pontual e isolada em áreas do Mato Grosso, sul de Goiás, noroeste paulista e norte do Mato Grosso do Sul, mas sem impacto significativo nas atividades agrícolas.
Atenção para a faixa leste entre as regiões Sul e Sudeste, onde a infiltração marítima deve intensificar a ocorrência de chuva mais frequente, além de aumentar as instabilidades no leste da Bahia. Nessas áreas, não se descartam volumes expressivos ao longo do dia.
No Matopiba, o sol vai aparecer entre variações de nebulosidade, com temperaturas elevadas durante a tarde. Atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar, com valores abaixo de 30% no noroeste e norte da Bahia, centro-sul do Piauí, leste e sul do Maranhão, além do sertão de Pernambuco, da Paraíba e no leste do Ceará.
Fonte: Climatempo